Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

terça-feira, 7 de junho de 2011

PLANO DE AULA DE ARTE


Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos
Professora: Marleide Sousa Lima_
Disciplina : Arte
Ano/série:1º período 2º segmento_ Turno: noturno
Data: 30-05-2011 a 29-06-2011
Aulas previstas:__04__ Aulas dadas:___
PLANO DE AULA MENSAL
EIXO NORTEADOR: APRECIAÇÃO (ANÁLISE DE OBRA), CONTEXTUALIZAÇÃO (HISTÓRIA DA ARTE) E FAZER ARTÍSTICO
COMPETÊNCIA: Ser capaz de ampliar o pensamento artístico, a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
DATA
CONTEÚDO: * Folclore (lenda, parlendas, danças, cantigas de roda, brinquedos, ditos populares). Modernismo (Tarsila do Amaral e Candido Portinari);
* Manifestações populares;
* Arte indígena.

03-06-2011


10-06-2011

17-06-2011

18-06-2011
HABILIDADE: * Compreender os significados da arte como manifestação humana que possibilita a nossa comunicação e expressão com o mundo. Desenvolver a capacidade de leitura em relação à música, tornando-se capaz de analisar e selecionar os sons.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: * Debate introdutório sobre folclore em geral, manifestações populares e arte indígena;
 * Copiar o conteúdo na lousa, para que os alunos posam ter todo o material em seus cadernos;
* Fazer explanação dos conteúdos citados anteriormente;
* Debate sobre folclore regional e local;
* Debate sobre manifestações populares;
* Em grupo os alunos farão uma pesquisa sobre, a origem da festa junina, que é folclore regional;
* Apresentação da pesquisa sobre festa junina.
RECURSOS:
Livro didático: Arte de fazer, Haddad, Denise Akel e Morbin, Dulce Gonçalves, pesquisa no site: Google.com.br, lousa, revistas, livros e jornais para recorte, cola, papel pardo, pinceis, fita crepe ou dupla face, tesouras, dicionários, giz.
AVALIAÇÃO:
Avaliar através da participação nas atividades desenvolvidas, nos trabalhos, pesquisas e também na atividade avaliativa escrita, como também no decorrer das atividades realizadas extraclasse.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 - Referencial Curricular do Ensino fundamental. Vol.02; Livro didático ( citado anteriormente);
- Livro didático: Arte de fazer, Haddad, Denise Akel e Morbin Dulce Gonçalves;
- Pesquisa em sites tais como: Google.com. br, secretaria da cultura do Tocantins e outros.
OBSERVAÇÕES:
- Os alunos não têm disponibilidades para fazerem trabalhos de pesquisa extensos, por terem longa jornada de trabalho diurno. Sendo assim procuro fazer atividades em sala, e pesquisas que não requeiram muito tempo dos mesmos.

Um comentário: