CARÁTER
Você é um jovem de
caráter?
Já percebeu como as
pessoas de caráter são estimadas, valorizadas e servem de modelo para a nossa
conduta?
Noutras ocasiões, talvez, tenha
ouvido comentar “Ele é um mau caráter”.
Pessoas
de mau caráter causam muitos problemas para si mesmas e para os outros. Ninguém
gosta de conviver com pessoas assim.
Mas
o que vem a ser caráter?
Caráter
é uma marca que distingue uma pessoa de outra, pelo seu modo de ser, de sentir
e de agir. Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e
princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas
difíceis.
É
muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles.
Porque aquele que muda de idéias e opiniões, conforme as circunstâncias, na
sociedade e com os amigos, demonstram ter um caráter fraco. Parece um barco sem
rumo ou uma Maria-vai-com-as-outras.
Um
bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista diária, de um trabalho contínuo e de uma vontade firme. É obra
pessoal de cada um de nós.
Para
a formação de um bom caráter, concorre uma boa educação familiar,
religiosa e escolar. Também têm grande influência as diversões e lazer, a vida
ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com a sociedade.
A
pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar. Já a de caráter escolhe um
ideal e luta por ele para se realizar na vida.
Atividades – Responda.
1)
Que é caráter?
2) Que qualidades
possui uma pessoa de caráter?
3) Como agem as
pessoas de caráter fraco?
4) Um bom caráter
surge por acaso?
5) O que concorre
para a formação de um bom caráter?
VIRTUDE – CAMINHO
CERTO NA VIDA
O
ser humano, para ser feliz, deve procurar aperfeiçoar-se, realizar-se. Porém,
essa realização só é possível, mediante o aprimoramento do caráter e a prática
das virtudes.
VIRTUDE –
é um hábito bom, uma disposição permanente da vontade para o bem.
HÁBITO
– São atos repetidos tantas vezes que o se tornam costume.
Se
o hábito for bom, chamamos de virtude, se for mau dizemos que é um vício.
Há
vários tipos de virtudes: religiosas, morais e cívicas.
VIRTUDES:
FORTALEZA
– É uma força interior que nos dá disposição e vontade de sempre agir,
corretamente, mesmo diante das dificuldades.
PRUDÊNCIA
– Virtude que nos leva a escolher a melhor solução para cada situação
da vida e a controlar os próprios atos para evitar conseqüências desagradáveis.
TEMPERANÇA –
É ser moderado nos próprios atos (comer, beber, praticar esportes) para não
prejudicar a saúde.
JUSTIÇA –
É uma virtude que consiste em dar a cada um o que lhe pertence,
como: direitos, objetos,respeito, obediência, amor, compreensão...
SINCERIDADE
– Virtude que nos leva a dizer o que realmente pensamos e sentimos.
TOLERÂNCIA –
Esta virtude nos ensina a conviver bem com as pessoas, apesar de seus defeitos
e idéias contrárias às nossas. Ninguém é perfeito, neste mundo.
CIVISMO
– Leva o cidadão a cumprir seus deveres para a pátria, a respeitar as
leis e as autoridades constituídas, a ter espírito democrático, a trabalhar
pelo bem comum e pelo progresso da nação.
OBEDIÊNCIA
– Virtude que nos leva a receber e cumprir de bom grado, ordens,
normas, leis... e a respeitar as autoridades.
HUMILDADE
– É reconhecer os próprios limites.
Para refletir e responder.
1) O
que é preciso para ser feliz?
2) O
que é virtude?
3) Quais
as vantagens das virtudes?
TEXTO: O REI E A FÉ
Certa vez, um rei
foi caçar com seu súdito que tinha muita fé e um imenso amor por seu
Deus.
Este
súdito sempre dizia ao rei que seu Deus era maravilhoso e tudo o que ele fazia
era correto.
Durante a
caçada, foram surpreendidos por um animal feroz, que atacou o rei. O rei logo
gritou ao súdito que pedisse ao seu Deus que o salvasse, apesar de sua
incredibilidade. Eis, que a vida do rei foi salva, porém a fera comeu-lhe um dedo.
O rei ficou furioso e mandou prendê-lo por trinta dias na masmorra. Novamente o
rei foi caçar, perdendo-se na mata e deparou-se com uma tribo de canibais, que
o aprisionou para devorá-lo. Ao passar pela apreciação da hierarquia da tribo,
perceberam que o rei era imperfeito, pois lhe faltava um dedo. Então,
soltaram-no e, ao chegar no palácio, foi logo soltando o súdito que, muito
feliz repetiu como sempre: - Meu Deus é maravilhoso e tudo o que ele faz é
correto.
- Se o seu Deus é
tão maravilhoso e correto, porque ele permitiu que eu o prendesse?
- Meu rei, se eu
não estivesse preso, eu estaria com o senhor na caçada e, como eu
tenho o corpo perfeito, quem os canibais devorariam?
Adaptado do Texto O Rei e a fé.
REFLEXÃO
1) Quem
neste texto vivencia sua fé?
2) Na
sua opinião, em que momento o rei valorizou a fé do seu súdito?
3) Na
sua opinião pode-se identificar no texto a manifestação do sagrado?
Que situação é essa?
4) O
que o rei entendeu como manifestação do sagrado pode ser explicado de outra
forma? Qual?
5) Em
que momentos você pensa num ser superior?
MANDAMENTOS CONTRA
O USO DO CHICLETE
Objetivo – Propiciar uma reflexão com os alunos, para que evitem, o uso de
chicletes em ambientes não inconvenientes, como a escola,
igreja, por exemplo.
1º - Causa mau
hálito – entorta dentes (sorte do ortodentista);
2º - Provoca
salivação excessiva e, quando falar, seu interlocutor receberá uma chuva de
micropartículas de saliva contendo milhões de micróbios que podem transmitir
herpes, gripes.
3º - Provoca
ulceração nas paredes intestinais, pois o material é extremamente grudento e,
ao grudar provoca mil cortes que provoca irritação com o suco gástrico e, com o
tempo graves úlceras, além de azia.
4º - Causa cáries,
pois contêm alta concentração de adoçantes químicos que corroem a dentina, além
de mau-hálito (halitose).
5º - O chiclete é
um subproduto de sobras industriais – restos de plásticos, borracha, raspa de
couro, óleo de baleia, diluídos em soda e misturados posteriormente, com
corantes, acidulantes, estabilizantes, flavonizantes, umectantes e conservantes
(alguns corantes com agentes cancerígenos).
6º - Mastigar
chiclete é falta de educação, pois se fica com a boca aberta e há uma amostra
explícita de língua, boca, palato, além da borrifação salivar microbiana.
7º- Em ambiente
sempre úmido e variação de ambiente aumenta a proliferação de micróbios,
bactérias, engole-se pó de giz, poeira, fumaça e outros agentes poluidores.
8º - Poluição
ambiental – gruda no piso, na roupa, debaixo das cadeiras, das carteiras, no
cesto de lixo que se tornam ambientes favoráveis ao desenvolvimento de doenças.
E, o pior, se jogado ao chão, na natureza, até os bisnetos (3ª geração),
saberão que fomos os poluidores, pois para degradar-se o chiclete demora até
100 anos.
9º - Provoca
flacidez muscular (o maxilar superior trabalha muito, interferindo na
mastigação, na correta dicção, provoca ranger de dentes e morder a língua, além
de alterar a posição correta da arcada dentária).
10º - A flacidez do
maxilar inferior dificultará o fechamento da boca, o que acarretará roncar bem
mais cedo, além de contraírem doenças respiratórias, mais cedo como o hábito de
respirar pela boca.
MENSAGEM PARA REFLEXÃO:
Objetivo – Fazer
com que os alunos, antes de criticar o seu colega na turma, vendo seus
defeitos, primeiramente faça uma análise de sua vida e veja primeiro as suas
falhas, pois o próprio Jesus nos diz “Tire primeiro a trave quem tem em seu
olho, antes de ver o cisco que tem no olho do teu próximo”.
Um
casal recém-casado mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã
que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em sua vizinha
que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
- Que
lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo.
Se eu tivesse intimidade com ela perguntaria se quer que eu a ensine a lavar as
roupas!
O marido observou
calado. Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha pendurou
lençóis no varal, e novamente a mulher comentou com o marido:
Nossa vizinha
continua colocando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se
ela quer que eu a ensine a lavar roupas!
E assim, a cada
três dias, a mulher repetia o seu discurso enquanto a vizinha pendurava
suas roupas no varal.
Passando um mês a
mulher se surpreendeu ao ver os lençóis brancos, sendo estendidos, e empolgada
foi dizer ao marido:
- Veja, ela
aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha emprestou sabão?
- O
marido calmamente respondeu:
- Não,
hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa janela!
E assim é. Tudo
depende da janela, através da qual observamos os fatos. Antes de criticar os
outros, verifique se você faz alguma coisa para contribuir, verifique seus
próprios defeitos e limitações. Devemos olhar, antes de tudo, para nossa
janela.
Atividades
A- Fazer uma auto-avaliação de sua
vida, o modo como você age para com os outros.
1. Como
você está sendo como pessoa?
2. Como
amigo?
3. Como
vizinho?
4. Como
Filho?
5. Como
aluno?
6. Como
cidadão?
Texto bem legal
ResponderExcluir"formação familiar, religiosa e escolar." creio que muitos sem base religiosa e escolar, tenham mais carater q muitos criados em igreja e com formação. achei os textos muito puxados a religião, como a do rei e do sudito, inapropriado para passar em escolas. digo isso pois minha professora passou os dois primeiros textos em pleno 2020, achei super inapropriado e generalizador
ResponderExcluirparece aqueles textos passados em comunhão ou escolinhas dominicais
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