Dinâmicas
Título: Pessoas são dons
Objetivo: Identificar-se como pessoa importante no meio em que vive.
Materiais: uma caixa com tampa, decorada
como para presente, com espelho dentro.
Duração: 50 minutos/Educação Física.
Procedimentos: O professor apresentou aos alunos uma caixa bem decorada e disse a eles que a escola havia recebido um presente muito especial. O professor orientou os alunos a pegarem, um por um, a caixa, abrirem-na, observarem o presente que estava dentro dela, fecharem bem a caixa e entregarem-na ao colega mais próximo, sem comentar absolutamente nada.Desse modo, a caixa passou de mão em mão por todos os alunos em aula.
Terminada essa etapa, o professor questionou os alunos sobre como se sentiram ao se olharem ao espelho e perceberem que eles próprios eram o presente que a escola havia recebido. Após os comentários, o professor sugeriu a leitura e a análise da mensagem
expressa no texto Pessoas são dons .
PESSOAS SÃO DONS
Pessoas são dons. Pessoas são presentes, que o Pai manda para mim embrulhadas.
Umas são presentes que vêm em embrulho bem bonito: atraentes logo que as vejo.
Outras vêm com um papel bastante comum.
Outras ficaram machucadas no correio.
De vez em quando, vem uma registrada.
Umas são presentes em invólucros fáceis.
Outras, é bem difícil para tirar a embalagem. Porém, a embalagem não é o
presente.
É fácil fazer este erro. Às vezes, o presente não é muito fácil de abrir.
Precisa-se da ajuda de outras pessoas.
Será que a razão é o medo? Será que é o ódio?
Talvez já tenha sido desembrulhado e o presente jogado fora.
Pode ser que este presente não seja para mim!
Eu também sou uma pessoa. Sou também um presente.
Um presente a mim mesmo.
O Pai deu-me a mim mesmo.
Já olhei para dentro da minha própria embalagem?
Talvez nunca tenha aceito o presente que sou...
Pode ser que dentro da embalagem tenha algo diferente do que penso!
Talvez nunca tenha compreendido o presente maravilhoso que sou!
Será que o Pai faz pessoas que não são maravilhosas?
Eu adoro os presentes que aqueles que me amam dão a mim!
Por que não amo o presente, este presente, a pessoa que sou?
Sou um presente às outras pessoas?
Será que nunca chegarão a gozar do presente?
Cada encontro com pessoas é troca de presentes.
Mas o dom sem doador não é mais dom!
É somente uma coisa vazia sem relacionamento entre doador e recebedor.
A amizade é um relacionamento entre pessoas que vêem as pessoas como realmente
são: DONS DO PAI UM AO OUTRO...
O amigo é um dom, não somente para mim, mas para outros através de mim.
Quando eu guardo um amigo, possuindo-o, eu destruo sua capacidade de ser
dádiva.
Se eu guardo a sua vida para mim, eu a perco, para outros, então eu a guardo.
PESSOAS SÃO DONS RECEBIDOS E DONS DOADOS...A satisfação de todos os envolvidos
Avaliação
Acreditamos que este projeto ajudou as pessoas a expor suas próprias idéias, seus medos e suas necessidades. A partir das dinâmicas, ele se sentiu merecedor de amor e respeito de parte dos outros, com direito a ser feliz e com capacidadede enfrentar os desafios que a vida, certamente, lhe oferecerá.
Dinâmica de grupo - RELACIONAMENTO
Dinâmica de grupo de sensibilização para QUALIDADE DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (para quatro participantes ou mais)Material necessário: folhas em branco, canetas, balões coloridos.
Esta dinâmica pode ser aplicada para melhorar a qualidade do relacionamento interpessoal entre os integrantes de uma mesma equipe, a qualquer tempo.
- Para iniciar a atividade, convide os participantes para sentarem dispostos em um círculo e distribua uma caneta, uma folha de papel e um balão para cada um;
- Peça para escreverem o nome completo no alto da folha, legível e, após, para dobrarem a folha de papel no formato de uma gaita, com várias dobras espaçadas igualmente - se forem seis participantes, a gaita deve ter duas dobras; se forma oito, três dobras; se forem dez, quatro dobras e assim por diante;
- Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, "descarregando" dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem um bom relacionamento: ciúme, desconfiança, inveja, arrogância, etc… e que, após cheios e fechados, todos os balões devem ser depositados no centro do círculo;
- Agora, peça para cada participante entregar a sua folha para o colega a sua direita e este deve escrever, sem se identificar, um adjetivo que melhor define, na opinião dele, o colega cujo nome está escrito na folha. Cada adjetivo deve ser escrito em um dobra da gaita e repassado ao colega a direita.
- Quando todos estiverem escrito em todas as "gaitas" (uma volta completa), peça para que os seus "proprietários" leiam, em silêncio, tudo que está escrito em suas "gaitas" - fique atento à reação dos participantes.
- Convide o grupo a se manifestar sobre os sentimentos que tiveram ao ler o que foi escrito sobre cada um. É provável que o momento seja de elevada carga emotiva.
- Após a participação espontânea de quem quiser falar, comente brevemente sobre o espírito de equipe, a qualidade do relacionamento entre eles e encerre a atividade solicitando que todos, em pé, de braços ou mãos dadas, estourem os balões que encheram no início da atividade
“O ESPELHO”
MATERIAL: CAIXA DE SAPATO, UM ESPELHO, SOM, CADEIRAS DISPOSTAS EM CÍRCULO.
TEMPO DE DURAÇÃO: 15MIN.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: (-) 15 PESSOAS.
PROCEDIMENTOS: COLOCAR UMA MÚSICA SUAVE, E DEPOIS DE 5MIN DE REFLEXÃO, SERÁ PEDIDO
PARA ELES PENSEM NUMA PESSOA QUE ELES IMAGINEM UM LUGAR E QUE NESTE LUGAR ELES
ENCONTREM A PESSOA QUE ELES MAIS AMAM. QUE ELES POSSAM CONVERSAR COM ELA
PROCURANDO DISSER POR QUE GOSTAM DELA E O QUE DESEJAM PARA ELA. DEPOIS CADA UM IRA SE
DIRIGIR PARA A CAIXA ONDE SE ENCONTRA O ESPELHO. DEPOIS DE TODOS OBSERVAREM, SERÁ
PEDIDO PARA QUE ELES FALEM SOBRE O QUE SENTIRAM.
OBJETIVOS: ESTIMULAR A AUTO-ESTIMA E MOSTRAR AO JOVEM QUE ELE DEVE PRIMEIRAMENTE SE
AMAR PARA DEPOIS AMAR SEU PRÓXIMO.
“Autoretrato”
TEMA: COMO VOCÊ SE VÊ ATRA VÉS DE UM DESENHO.
MATERIAL: PAPEL OFÍCIO, LÁPIS.
TEMPO DE DURAÇÃO: 15MIN.
NÚMERO DE PARTICIPANTES : (+)15 PESSOAS
PROCEDIMENTOS: PEDIR PARA CADA PARTICIPANTE INICIAR UM DESENHO COM O TEMA DADO, E
DEPOIS DE UM MINUTO PASSAR O SEU DESENHO ADIANTE E COMPLETAR O DESENHO DA PESSOA QUE
ESTÁ AO SEU LADO.
OBJETIVOS: LEVAR O JOVEM A SE CONHECER MAIS E FAZER COM QUE ELE PERCEBA QUE NÃO
EVOLUIMOS SOZINHOS, E QUE DEVEMOS AUXILIAR O PRÓXIMO PARA CONTRIBUIR PARA O
CRESCIMENTO INDIVIDUAL DE CADA UM.
“ O DESEJO”
MATERIAL: PAPEL OFÍCIO, LÁPIS E BALÃO.
TEMPO DE DURAÇÃO: 10MIN .
NÚMERO DE PARTICIPANTES: (-) 15 PESSOAS.
PROCEDIMENTOS: CADA PARTICIPANTE RECEBERÁ BALÃO, LÁPIS E PAPEL. SERÁ PEDIDO PARA QUE
ELES DESENHEM UMA MÃO, E NA PONTA DOS DEDOS DA MÃO DESENHADA ELES COLOCARAM OS SEUS
DEFEITOS DOS QUAIS VOCÊ NÃO GOSTA. APÓS ISSO ELES DEVERÃO AMASSAR O PAPEL E DEPOIS
RASGAR. DEPOIS CADA UM DEVERÁ ENCHER SEU BALÃO PROCURANDO COLOCAR NELES AS SUAS
VIRTUDES.
OBJETIVOS: LEVAR A UM AUTOCONHECIMENTO. PROCURANDO DESENVOLVER SUA AUTO-ESTIMA.
O PRESENTE DA ALEGRIA
OBJETIVOS: PROMOVER UM CLIMA DE CONFIANÇA PESSOAL, DE valorzação pessoal e um estimulo positivo, no meio do grupo.
Dar e receber um feedback positivo num ambiente grupal.
TAMANHO DO GRUPO: 6 a 10 pessoas. Podem-se orientar vários subgrupos, simultaneamente.
TEMPO EXIGIDO: aproximadamente cinco minutos por participante.
MATERIAL UTILIZADO: Lápis e papel.
AMBIENTE FÍSICO: Carteiras para acomodar os participantes e um espaço suficiente para formar subgrupos.
Desenvolvimento:
O animador formará os subgrupos e fornecerá papel para cada participante.
A seguir, o animador fará uma exposição, como segue: “Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande”. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para dada membro do grupo.
Prosseguindo, o animador convida os membros dos subgrupos para que escrevam uma mensagem para cada membro do subgrupo. A mensagem visa provocar em cada pessoa sentimentos positivos em relação a si mesmo.
O animador apresenta sugestões, procurando induzir a todos a mensagem para cada membro do subgrupo, mesmo para aquelas pessoas pelas quais não sintam grande simpatia. Na mensagem dirá:
1. procure se específico, dizendo, por exemplo: “Gosto de seu modo de rir toda vez que você se dirige a uma pessoa”.
2. Procure escrever uma mensagem especial que se enquadre bem na pessoa.
3. Inclua todos, embora não conheça suficientemente bem.
4. Procure dizer a cada um o que observou dentro do grupo, seus pontos altos, seus sucessos, e faça colocação sempre na primeira pessoa.
5. Diga ao outro o que encontra nele que faz você ser mais feliz.
Os participantes poderão, caso queiram, assinar a mensagem.
Escritas as mensagens, serão elas dobradas e colocadas numa caixa para ser recolhidas, a seguir, com os nomes dos endereçados no lado de fora.
Depois que todos as tiverem lido, segue-se um comentário sobre as reações dos membros.
“ NÓ ”
MATERIAL: NÃO HÁ.
TEMPO DE DURAÇÃO: 15MIN.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: (-) 15 PESSOAS.
PROCEDIMENTOS: SERÁ FORMADO UM CIRCULO E CADA PARTICIPANTE DEVERÁ GRAVAR QUEM
ESTA A SUA DIREITA E QUE ESTA A SUA ESQUERDA. DEPOIS SERÁ MISTURADO TODO O GRUPO E SERÁ
PEDIDO PARA QUE PROCURE QUEM ESTAVA A SUA DIREITA E A SUA ESQUERDA, PROCURANDO
DESFAZER O NÓ.
OBJETIVOS: DESCONTRAIR O GRUPO, E MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE UM GRUPO UNIDO E
PARTICIPATIVO.
“A TEIA DA AMIZADE”
MATERIAL: UM ROLO (NOVELO) DE FIO OU LÃ.
TEMPO DE DURAÇÃO: 15MIN.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: (-) 15 PESSOAS.
PROCEDIMENTOS: O MONITOR TOMA NAS MÃOS UM NOVELO (ROLO) DE CORDÃO OU LÃ. EM SEGUIDA
PRENDE A PONTADO MESMO EM UM DOS DEDOS DA SUA MÃO. LOGO EM SEGUIDA ELE DEVERÁ SE
APRESENTAR BREVEMENTE DIZENDO QUEM É, O QUE FAZ, O QUE MAIS GOSTA DE FAZER. E JOGA O
NOVELO PARA UMA DAS PESSOAS A SUA FRENTE. ESSA PESSOA APANHA O NOVELO E, APÓS ENROLAR
A LINHA EM UM DOS DEDOS , IRÁ REPETIR O QUE LEMBRA SOBRE A PESSOA QUE ACABOU DE SE
APRESENTAR E QUE LHE ATIROU O NOVELO. APÓS FAZÊ-LO ESSA SEGUNDA PESSOA IRÁ SE
APRESENTAR, DIZENDO AQUILO QUE A PRIMEIRA PESSOA DISSE. NO FINAL HAVERÁ NO INTERIOR DO
CÍRCULO UMA VERDAEIRA TEIA DE FIOS QUE OS UNE UNS AOS OUTROS. PEDIR PARA OS JOVENS
DIZEREM: O QUE OBSERVAM, O QUE SENTEM, O QUE SIGNIFICA AQUELA TEIA, ETC.
OBJETIVOS: DESCONTRAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE E A IMPORTÂNCIA DE CADA UM ASSUMIR A SUA
PARTE NA VIDA.
17. Dinâmica do " Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando. “ LIVRE ARBÍTRIO “
MATERIAL: BALÃO.
TEMPO DE DURAÇÃO: 10MIN.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: (+) 15 PESSOAS.
PROCEDIMENTOS: O MONITOR ENTREGARÁ A CADA UM DOS PARTICIPANTES UM BALÃO E PEDIRÁ
PARA QUE ELES FAZAM O QUE QUISEREM COM ESTE BALÃO DURANTE 5MIN.
OBJETIVOS: MOSTRAR QUE DEUS NOS DÁ AS OPORTUNIDADES E NÓS FAZEMOS AS ESCOLHAS.
“PROCURO UM AMIGO”
MATERIAL: PAPEL OFÍCIO, BALÃO E LÁPIS.
TEMPO DE DURAÇÃO: 15MI N.
NÚMERO DE PARTICIP ANTES: (+) 15 PESSOAS.
PROCEDIMENTOS: O MONITOR ENTREGARÁ PAPEL, LÁPIS E BALÃ O A CADA PARTICIPANTE, E PEDIRÁ
PARA QUE ELES COLOQUEM NO PAPEL SUAS CARACTERISTICAS FÍSICAS (ROUPA, CABELOS, ET C...).
DEPOIS PEDIR PARA QUE ELES ENROLEM O PAPEL E COLOQUE DENTRO DO BALÃO. DEPOIS ESTES
PASSARÃO O BALÃO DE MODO ALEATÓRIO DE FORMA QUE NÃO PEGUE O SEU BALÃO. DEPOIS DE
ESTOURAR ESTES DEVERÃO PROCURAR A PESSOA CUJA AS CARACTERISTICAS FÍSICAS ESTEJAM
DENTRO DO BALÃO.
OBJETIVOS: INTEGRAR OS JOVENS AO CICLO, FAZENDO COM QUE ELES SE CONHEÇAM MAIS,
TORNANDO-SE AMIGOS.
SUGESTÃO: AULA DE INTEGRAÇÃO.
“RÓTULO”
MATERIAL: ETIQUETAS ADESIVAS E PINCEL ATÔMICO.
TEMPO DE DURAÇÃO: 15MIN.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: (-) 15 PESSOAS.
PROCEDIMENTOS: SERÁ PROPOSTO AO GRUPO A DISCURSSÃO DE UM TEMA( EXEMPLO:
REENCARNAÇÃO, MEDIUNIDADE, ETC. ) . ESTA DISCURSSÃO SERÁ DE ACORDO COM A ETIQUETA QUE
ESTARÁ NA TESTA DA PESSOA. NAS ETIQUETAS ESTARÃO ESCRITOS: CONCORDE COMIGO, DISCORDE
DE MIM, DESCONFIE DE MIM, IGNORE-ME, MENTIROSO ETC. APÓS O TEMPO ESTIPULADO, VERFICAR SE
O GRUPO APRESENTOU SOLUÇÕES.
OBJETIVOS: DESCONTRAIR O GRUPO. MOSTRAR O JOVEM A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR AO
PRÓXIMO.