Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?



                                                                   Luciana Régia de Oliveira Moreira 


O acesso a novos conhecimentos, a trocar de experiências, a construção de concepções próprias embasadas em vivências e conhecimentos culturalmente acumulados, viabilizam a interação de forma significativa na sociedade. É nessa perspectiva que a educação deve caminhar, de forma participativa, organizada e significativa, enfrentando os desafios, superando-os, almejando sempre o sucesso da aprendizagem do aluno e conseqüentemente a sua permanência na escola.  
Segundo Moran:
"A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo o momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios  de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade". 

Acrescentaria mais uma citação de Moram que em suma abrange todas essas questões acima citadas e evidenciam outras quando ele fala que: "A escola precisa cada vez mais incorporar o humano, a afetividade, a ética, mas também a tecnologia de pesquisa e comunicação em tempo real". Esses pontos precisam ser bem trabalhados no âmbito escolar, estamos em déficit nesses requisitos básicos enfatizados na sociedade contemporânea. Ou seja, numa sociedade onde se intensifica continuamente o uso das tecnologias, imagem, cores, a era cibernética, onde os internautas podem viajar sem sair do lugar, apenas através da internet.
E na escolar como são ofertadas as aulas? A escolar acompanha toda essa evolução?
 O que realmente percebe-se é a inexistência ou carência desta explosão de significados e isso tem refletido de forma significativa nos altos índices de evasão e reprovação escolar. Portanto, precisamos promover atitudes que superem esta problemática.
Tudo isso sugere muitas discussões e sugestões de atividades que visem contribuir de forma positiva para desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que promovam o sucesso e a permanência dos alunos na escola.
O conhecimento teórico das diversas correntes pedagógicas - Behaviorismo, Construtivismo, Sociointeracionismo que permeiam a educação irá delinear, organizar, determinar o trabalho e o objetivo pedagógico, conduzindo a missão e os valores adotados pela comunidade escolar.
Alguns critérios também são de suma importância para garantir o sucesso escolar dos alunos:
·        Organizar o espaço de aprendizagem – os profissionais e os alunos precisam de espaços organizados e estruturados para que possam desenvolver o processo de ensino e aprendizagem.
·        Otimização do tempo – os alunos têm quatro horas para ensino sistematizado, portanto, deve-se aproveitar este período para desenvolver o trabalho com eficácia.
·        Relação aluno X professor – este item é essencial para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir de forma democrática - participativa.
·        Integração do trabalho pedagógico – o trabalho em equipe é importante porque todos participam com compromisso das atividades pedagógicas.
·        Atendimento individualizado - cada aluno tem o seu tempo e suas especificidades, o professor precisa se atentar as particularidades de cada aluno, considerando e assegurando a todos o direito à educação.
·        Aulas diversificadas – diante de tantas motivações na mídia e nas tecnologias em tempo real da sociedade contemporânea, o aluno não estará motivado a assistir aulas cansativas onde o professor detém o saber, excluindo o aluno do processo de ensino e aprendizagem.
·        Avaliação – favorecerá verificar o resultado do processo de aprendizagem, assim como, a prática pedagógica, na seqüência superar dificuldade promovendo a eficiência e eficácia do ensino bem como, do desenvolvimento educacional dos alunos - um processo contínuo de ação – reflexão – ação.
Enfim, são muitos desafios a serem enfrentados para superar inúmeras problemáticas, porém, a superação irá favorecer o ensino de qualidade e simultaneamente garantir a permanência e o sucesso dos alunos na escola.

PALAVRAS CHAVES: Aprendizagem; Ensino; Permanência do aluno na escola.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
Grosbaum, Marta Wolak. Progestão : Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?, módulo IV / marta Wolak Grosbaum, Claudia Leme Ferreira Davis ; coordenação geral Maria Aglaê de Medeiros Machado. - Brasília: Consed -Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
Moran, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá . Papirus, 2007, p. 167-169.
Moran, José Manuel. Entrevista ao Portal Escola Conectada da Fundação Ayrton Senna, publicada em 01/08/2008. Acesso em: 14/04/2011- http://www.eca.usp.br/prof/moran/significativa.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário