Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SEMANA SANTA


A SEMANA SANTA


A semana Santa inicia com o Domingo de Ramos e encerra-se no Domingo de Páscoa. Nessa Semana vemos toda a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Domingo de Ramos – Neste dia a Igreja Católica recorda a entrada de Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério Pascal.
·        Comemora esta entrada na MISSA principal, com uma grande procissão.
·        Este Domingo comemora o ingresso triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo reconhece Nele o enviado por Deus, o proclama VENCEDOR. Aqueles que negaram aceitam-lo pensam em condená-lo.
·        Os ramos que o povo carrega e que nós carregamos hoje proclamam que nós aceitamos o senhorio de Jesus; e se os guardamos durante o ano todo é sinal e lembrete de nossa felicidade. Queremos que Ele governe a nossa vida.
·        Crer na grandeza de Deus e de seu filho, que vem para nos Salvar.
·        Cristo anuncia que o Reino de Deus já está presente no meio de nós.
·        A entrada de Cristo em Jerusalém foi apenas um curto prelúdio à verdadeira Paixão e morte de Cristo.
·        A semana santificada por Jesus que enfrenta a morte injusta para não negar sua filiação divina.
·        Evangelhos lidos conforme o ano. (Mt.21,1-11; Mc.11,1-10; Jo.12,12-16 e Lc.19,28-40). Também é lida a leitura da Paixão (Mt.26,14-27; Mc.15,1-39; Lc.23,1-49).
·        Não esqueçamos que o mesmo povo que o aclama pelas ruas logo depois gritou contra Ele a condenação. Não sejamos covardes e traidores de Cristo em nossa vida. Saibamos que seus ensinamentos valem e devem guiar nossa vida.
Segunda-feira Santa – Esse dia é reservado para a celebração Penitencial, precedida pelas confissões. É o momento em que somos convidados a fazer uma parada, a olhar para dentro de nós mesmos e examinar nossa caminhada de cristão. Fazer uma reflexão de como está:
·        Meu relacionamento com Deus.
·        Meu relacionamento comigo mesmo.
·        Meu relacionamento com os outros.
·        Meu relacionamento com as coisas.
Terça-feira Santa – Em muitas comunidades costume-se fazer a procissão do encontro. É Jesus que, a caminho do Calvário, encontra sua Mãe Santíssima. Geralmente as mulheres levam o andor de Nossa Senhora das Dores, e os homens, o andor de Nosso Senhor do Passos. O coordenador da procissão marca um local onde se dará o encontro das duas imagens.
Quarta-feira Santa – Durante todo o dia é reservado para confissões.
A noite em muitas dioceses, inclusive na Diocese de Apucarana é realizada a missa da     Renovação dos compromissos Sacerdotais. Esta missa é celebrada pelo Bispo na catedral (sede da diocese) Missa que é concelebrada com todos os padres e diáconos e onde são abençoados os santos óleos (Óleo do Batismo, Óleo da Crisma, Óleo dos Enfermos), como um sinal de comunhão dos presbíteros com o seu Bispo. Todos os padres devem participar, pois os mesmos fazem a renovação de seus compromissos sacerdotais perante o bispo, que são: pobreza, castidade e obediência, votos estes que foram feitos no dia da ordenação sacerdotal. ( Leitura Is.61,1-9 e Ev. Lc.4,16-21).
Quinta Feira Santa – Inicia o chamado Tríduo Pascal.
·        Na ceia Cristo celebrou com seus discípulos a última ceia da primeira aliança de Deus com seu povo e inaugurou a Ceia Nova da Aliança feita com toda a humanidade no seu sangue, Jesus anunciou o sacrifício novo em que Ele estava oferecendo a sua própria vida e morte para a Salvação.
·        Mandou seus seguidores perpetuarem o ritual da Ceia fraterna, a memória que Ele próprio fez.
·        Explicou-lhes que a salvação é fruto de seu sacrifício e que pela celebração da Eucaristia entramos em comunhão com Ele de volta para o Pai através dos caminhos da nossa luta cotidiana. A celebração da Eucaristia nos alimenta e sustenta.
LAVAR OS PÉS – É servir com amor aos irmãos sem olhar se ele é maior ou menor. É atender às necessidades. É cumprir  o dever imposto pela delicadeza.
NA CEIA – Cristo nos deu o meio de oferecermos pessoalmente com Ele ao Pai tornando seu sacrifício realidade presente em sinal. Nele encontramos Perdão e vida nova.
TRANSLADAÇÃO – Simbolismo do Cristo ausente. Morto, traído pro Judas Iscariotes.
Após a transladação da Eucaristia o povo se organiza em grupos para fazerem a adoração ao Cristo que está prestes a morrer.
Sexta-feira Santa – Neste dia não se reza missa em lugar nenhum do mundo, pois a Igreja está de luto.
·        O altar despojado...sem nada.
·        É realizado as 15 hs a celebração da cruz, provavelmente segundo os historiadores aconteceu nesta hora a morte de Jesus. A cruz é apresentada em três momentos, na entrada da Igreja, no meio da Igreja e em frente ao altar. O celebrante a apresenta coberto com um pano roxo com a seguinte frase: “Eis o lenho da Cruz, da qual pendeu a salvação do mundo,” e a cada apresentação descobre a mesma; após ser descoberto é colocada defronte ao altar para adoração dos fiéis/
·        O silêncio, o jejum e a revisão de nossa vida marcam este dia em que comemoramos a paixão e a morte de Jesus.
·        Para tomarmos parte na redenção do mundo temos que unir a Cristo, pois é por causa dos pecados de todos os homens ...que com imenso amor aceitou a sua morte e ressurreição.
·        A noite em torno das 19 hs. Com a Imagem do Cristo morto, é realizada em todas as comunidades católicas a procissão da via-crucis, isto é, a procissão juntamente com a via-sacra.
·        É importante lembrar que neste dia apenas relembramos a morte de Jesus, pois o Jesus que devemos crer é o Jesus Vivo que habita em nossos corações e não o Jesus da Sexta feira Santa.
Sábado Santo.
·        É o dia da vigília Pascal.
·        É realizada a Benção do fogo, que representa o Cristo como luz do mundo. Esta benção é realizada fora da Igreja com a presença de todos os fiéis. As luzes da Igreja são apagadas. O Sacerdote acende o Círio no fogo novo e faz três apresentações à comunidade com a seguinte frase; “Eis a luz de Cristo” . O povo responde “Graças a Deus”.
·        A seguir são acesas as luzes da Igreja para se efetuar a Benção da água. A água que representa Vida. Pois além de ser usada para o nosso Batismo, á água se faz presente em tudo no nosso dia-a-dia.
DOMINGOS DE PÁSCOA -  É o ponto culminante da Semana Santa e do Cristianismo católico, pois nesse dia celebra-se a Ressurreição de Cristo. É a Festa mais importante do Cristianismo, mais importante que o Natal, pois a Festa do Natal, não consta na Bíblia especificamenter, enquanto que a Festa da Páscoa, tem a sua narração no Antigo Testamento e no Novo Testamento, onde celebramos a Ressurreição do Cordeiro imolado, que é Jesus Cristo, nosso Salvador.
http://ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com/w/page/10773758/FrontPage

Nenhum comentário:

Postar um comentário