Viagem de ônibus: Procure se possível, comprar a passagem com pelo menos dois dias de antecedência. Isso evitará, por exemplo, maiores complicações na hora do embarque.
Crianças e adolescentes: Crianças de até 12 anos só poderão viajar com a autorização do Juizado de Menores. Acima dessa faixa, o procedimento poderá ser realizado, desde que, o usuário traga consigo, os seus documentos de identificação.
- Embarque: Verifique, junto ao motorista do ônibus, as reais condições de transporte de seus pertences. Guarde consigo os documentos de identificação e os objetos de valor.
- Passatempos: Dependendo do local, e da distância a ser percorrida, o indicado são os chamados MP3, MP4 ou IPOD. Cá entre nós, nada melhor do que se distrair um pouquinho, certo?
- Idosos: Em relação aos velhinhos, eles poderão se acomodar nas primeiras poltronas do ônibus, perto da porta, ou ainda, próximo do banheiro. Em caso de enjôo, opte por medicamentos como o Dramim.
- Paradas: Durante as paradas, dê preferência aos pratos mais leves. Esqueça a feijoada, churrascos ou alimentos apimentados.
Viagem de carro
- Prevenção: Em uma viagem em família, o aconselhável é ter sempre a mão, um frasco de filtro solar, um repelente e um antitérmico.
- Condição do veículo: Antes de colocar o pé na estrada, verifique a condição do motor, pneus (incluindo steps), rodas, óleo, macaco, pára-brisas e pisca-alerta. Verifique ainda, se a documentação do automóvel e o seguro estão em dias.
- Alimentação: Para uma alimentação saudável, o indicado é que se leve frutas e barras de cereal. Leve ainda, um frasquinho d’água e um pouco de suco.
- Crianças: Para agradá-las, você poderá optar por brinquedos e revistinhas de colorir. Se possível, leve no carro, um DVD portátil para que a criança possa passar o tempo.
Viagem de carro
Dicas para comprar passagens aéreas.
1 – Pesquise muito! Não tem outra forma de encontrar a melhor opção. O Melhores Destinos te ajuda, mas você precisa gastar um pouco do seu tempo para pesquisar.
2 – Lembre-se que não existe só TAM e GOL. Em muitos trechos a AZUL, a Webjet e a TRIP tem o menor preço.
3 – Aquela história que na companhia X é sempre mais caro ou que na companhia Y é sempre mais barato não existe. Há muitos trechos onde a TAM tem o menor preço, em outros a GOL e tem o menor preço e há dezenas de trechos onde AZUL e Webjet tem as passagens mais baratas.
4 – Sempre que for pesquisar coloque ida e volta. Comprando ida e volta o total será menor.
5 – Pesquise em várias datas, mudando os dias da semana. Em algumas companhias aéreas há uma grande variação no preço dependendo do dia da semana que será feita a viagem.
6 – Se encontrar um preço bom compre. A medida que o vôo vai lotando os preços vão subindo, não pense que os preços das passagens para julho podem estar menores amanhã.
7 – O preço das passagens aéreas tem uma lógica própria e variam muito, por isso, só pesquisando em várias datas diferentes você pode localizar a melhor opção.
8 – Comprar passagens aéreas durante a madrugada não é mais barato. Muita gente acha que se entrar no site da companhia aérea durante a madrugada encontrará um preço menor, isso é lenda.
9 – Mais barato é bem diferente de melhor opção. Muitas vezes você encontrará passagens aéreas mais baratas em horários que podem fazer você perder até 2 diárias no hotel. Lembre-se que você normalmente entre e sai do hotel às 12h.
10 – Chegar 30 minutos antes do vôo sair pode fazer você perder suas férias. Algumas companhias encerram o checkin 30 minutos antes do voo decolar. Se você chegar no aeroporto faltando 25 minutos pro voo sair, pode perder sua viagem de férias. Faça o checkin pela Internet e chegue com 1h de antecedência. Se o vôo for internacional é 2h antes.