Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

terça-feira, 19 de abril de 2011

DIA DOS ÍNDIOS


No dia 19 de abril comemoramos o dia do Índio 2001. Essa comemoração teve início em 1940 quando foi realizado no México o primeiro congresso Indígena Interamericano contando com diversas autoridades governamentais da América, os lideres indígenas deste continente foram convidados a participarem das reuniões e das decisões, mas temerosos não compareceram no primeiro dia, um comportamento esperado visto que muitos indígenas naquela época eram caçados e perseguidos pelos ditos “homens brancos”.
Quando os portugueses chegaram a nosso País em 1500, nossa Terra era habitada pelos povos indígenas, a partir do momento que os portugueses colonizaram o Brasil os povos indígenas foram desrespeitados e dizimados; com a mineração e exploração de recursos naturais os índios foram obrigados a deixar suas terras e cada vez mais os Índios se sentiam ameaçados e acuados perante os homens brancos que trouxeram muitas destruições e doenças para o povo indígena, o que antes era sinônimo de vastidão de terras para os índios passou a ser um pequeno território onde poucos podiam cultivar e seguir suas tradições.
Portanto quando os lideres indígenas viram-se envolvido em congresso com muitos homens brancos, hesitaram de imediato e tiveram que refletir, mas como corajosos povos que enfrentaram muitas dificuldades compareceram ao evento e graças aos céus era um evento de Paz no qual se tornou parte da nossa história e a partir desse momento todo dia 19 de abril no continente americano é comemorado o Dia do Índio.
atividades para o dia dos indios22 Atividades para o Dia dos Índios
Para celebrar a data muitas programações são realizadas valorizando a cultura indígena, nasescolas os professores pedem para os alunos pesquisas sobre a cultura do Índio, com as crianças menores de 6 anos são feitos acessórios e comidas típicas, conta-se lendas é histórias para resgatar a importância da preservação do povo indígena e o respeito pelas manifestações culturais, os museus organizam exposições e em alguns municípios são realizadas festas comemorativas.
São realizadas muitas atividades para o dia do Índio nas escolas selecionarei algumas delas para expor como forma de idéias para quem procura deixar o Dia do índio divertido e lembrado.

ATIVIDADES:
1- Origami do índio e da oca;
2-Brincos colares e outros acessórios indígenas;
3-Carimbo com as mãos sobre o tema dia do índio;
4-Diversas atividades para o dia do índio;
5-óculos e viseira para o dia do índio.
6-  Arte indígena – como fazer peteca;
7- jogos indígenas – jogo de gavião, jogo do peixe pacu, Jogo dos patos marreca.
Deixarei mais alguns links com jogos e brincadeiras muito interessante para ser realizada no dia do Índio aonde as crianças irão se divertir e aprende de uma forma lúdica sobre os costumes, o modo de se vestir dos índios, comidas, expressões entre outros.
Links relacionados com o tema acima:
Idéias para atividade para comemoração do dia do índio é que não faltam, além é claro que você pode usar sua criatividade e utilizar o reciclagem para fazer lindos acessórios para comemorar tal data, aproveitem!
Acesso em: 19/04/2011
Aqui no Tocantins foi dia de festa e de muitas comemorações nas escolas indígenas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário