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sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO CRÍTICA – POR QUE PROMOVER A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS?


Luciana Régia de Oliveira Moreira

O respeito à diversidade, a autonomia e descentralização do processo de ensino aprendizagem são fundamentais para um processo de gestão democrática. Contudo, não dependerá apenas da promoção de ações que viabilizam a participação, mas é um processo que precisa ser construído dia a dia, por toda comunidade escolar e local.
Para que o trabalho em equipe seja produtivo é necessário que o líder respeite a diversidade, saiba ouvir e esteja aberto a sugestões, o objetivo em comum é o foco, a decisão da maioria, ou seja, a participação só se efetivará por esta via.
Quando a gestão está arraigada ao exercício do poder ditador de forma centralizadora, pode-se até ter a participação de corpo presente dos atores, porém, se encontram apenas como ouvintes. Ou seja, uma gestão descentralizada dependerá da existência de um maior envolvimento e participação da comunidade local e escolar considerando: “Respeito à diversidade cultural, à coexistência de idéias e de concepções pedagógicas, mediante um diálogo franco, esclarecedor e respeitoso”(Dourado, Luiz Fernandes,2001). Percebemos muitas vezes que uma grande parte dos educadores pais e comunidade local, não se envolvem diretamente nas atividades da U.E alegando desconhecimento do Projeto Político Pedagógico, como também o processo administrativo da escola e na grande maioria por medo a represalias. Já alguns docentes alegam falta de tempo e acúmulo de atividades também o cansaço físico, mental e a falta de motivação. Alguns gestores autoritários pregam a democracia mascaradas em ações de rejeições as ideias de seus liderados. Ou seja, que não sejam advindas de sua imaginação centralizadora. Todos esses fatores contribuem para o distanciamento desses educadores. Com toda problemática, o grande desafio é como incentivar e as pessoas a participarem efetivamente do processo de gestão escolar na tomada de decisões. Os textos do módulo II nos dão algumas orientações e sugestões acerca de atitudes que irão viabilizar a descentralização do poder.
A gestão democrática/participativa e a autonomia é um processo de construção progressiva, um processo lento, mas, que deve ser contínuo estruturadas em bases sólidas. A autonomia pode ser garantida através de vários segmentos como: Projeto político pedagógico, Associação de Pais e mestres, conselho escolar, conselho de classe, grêmio estudantil. Enfim, nas escolas e nos sistemas de ensino a gestão democrática é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e tem por finalidade envolver toda a comunidade na construção de propostas coletivas de educação. A autonomia se dá a partir do momento em que a escola incentiva a comunidade e disponibiliza seus espaços para essa participação.
PALAVRAS CHAVE: Gestão democrática; Autonomia; Participação Descentralização.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA: Dourado, Luiz Fernandes Progestão : Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?, módulo II. Brasília: Consed ­Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

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