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FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÃO



            A avaliação implica em uma reflexão crítica e contínua da prática pedagógica, não podendo limitar-se à verificação da assimilação de conteúdos através de provas e notas, embora façam parte do processo, ela deve contemplar uma concepção ampla do processo de aprendizagem.
O ato de avaliar implicará dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir. Não é possível uma decisão sem um diagnóstico, porque um diagnóstico, sem uma decisão é um processo abortado.
O regimento Escolar do Estado do TO em seu artigo 89 prevê que a avaliação da aprendizagem será feita continuamente. Não querendo com isso dizer que se deva aprovar os alunos de forma aleatória, mas se ter o cuidado de garantir-lhes aprendizagem que possibilite seu sucesso no processo escolar.
            Segundo Luckese (2001), avaliar é acolher o aluno no seu ser e no seu modo de ser, como estar, para a partir daí, decidir o que fazer. Isso significa a possibilidade de verificar uma situação da forma como se apresenta, para depois intervir. Agindo assim, o processo avaliativo será sempre contínuo e progressivo. Mas, qual o objetivo da avaliação?

Pra quê avaliar:
         informar alunos, professores e comunidade em que direção o desenvolvimento do aluno e do processo de aprendizagem está realizando;
         captar as necessidades a fim de serem trabalhadas e superadas, garantindo a aprendizagem e desenvolvimento por parte de TODOS os alunos;
         favorecer que, em especial, aluno e professor possam refletir conjuntamente sobre esta realidade e selecionar as formas apropriadas de dar continuidade aos trabalhos. 

Quando avaliar?

A ação avaliativa oferece subsídios para os educadores refletirem sobre a prática pedagógica, no intuito de procurar identificar os conhecimentos prévios e possíveis dificuldades de aprendizagem e a partir daí tomar decisões que viabilize o processo de ensino-aprendizagem.

Critérios para prática avaliativa:
         planejar suas aulas cotidianamente;
         reelaborar e atualizar seus conhecimentos;
         estabelecer com clareza o que será avaliado;
         selecionar e comunicar aos alunos as técnicas e instrumentos de avaliação a serem utilizados;
         considera os erros como um dos indicadores do nível de aprendizagem;
         estimular e incentivar os alunos a superar os desafios;
         diagnosticar os avanços e dificuldades dos alunos propondo atividades de recuperação paralela;
         valorizar e respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos.


Instrumentos avaliativos:

  • Prova Objetiva
Definição:série de perguntas diretas, para respostas curtas com apenas uma solução possível.
Função:avaliar quanto o aluno aprendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo.
Planejamento:selecione os conteúdos para elaborar as questões com as respectivas respostas para correção.

  • Prova Dissertativa
Definição: série de perguntas que exigem capacidade de estabelecer relações, de resumir, analisar e julgar.
Função: verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las.
Planejamento: elabore poucas questões e dê tempo suficiente para  que os alunos possam pensar e sistematizar seus pensamentos.

  • Seminário
Definição: exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequado ao assunto.
Função: possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz.
Planejamento: ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, defina a duração e a data da apresentação.

  • Relatório Individual
Definição: texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos.
Função: averiguar se o aluno adquiriu conhecimento e se conhece estruturas de textos.
Planejamento: defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão).

  • Prova de Consulta
Definição: è um instrumento que possibilita desenvolver habilidades de análise, síntese, bem como a capacidade de abstrair informações prioritárias
Função: ajudar o aluno em sua aprendizagem e não como único indicador de desempenho, mas como objeto de análise, reflexão e verificação da aprendizagem construída e das dificuldades apresentadas, com relação aos conteúdos.
Planejamento: esclarecimento dos objetivos que se quer alcançar e critérios que serão adotados na correção.

  • Debate
Definição: Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assuntos polêmicos.
Função: Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes.
Planejamento: Defina o tema e oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates.


Atribuições do professor no processo de recuperação
Cabe ao professor tomar todas as providências necessárias e oferecer estratégias de recuperação, que devem estar contempladas no Projeto Político Pedagógico.

Fatores a serem considerados ao planejar e executar a recuperação
  • Diversificação de atividades e metodologias;
  • Diversidade e ritmo de aprendizagem dos alunos;
  • Nível de compreensão que o aluno deve alcançar;
  • Qualidade do conteúdo e sua relevância cientifico-tecnológica e social, no desenvolvimento das habilidades e competência.

O momento mais importante para recuperação acontece durante o período da aula, sendo o momento em que mais se percebe as dificuldades apresentadas pelos alunos, pois a avaliação contínua revela a sua importância na prática educativa.

  • Medidas preventivas
- Projeto de estudo
- Atividades diversificadas
- Monitores
- Revisão de prova




Luciana Régia

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