Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prática Docente

Pensar sobre prática docente nos remete a constantes questionamentos, entre eles a discussão sobre a profissionalidade e a competência do professor, levando em consideração que educar e ensinar significa de uma forma geral, acesso a cultura, a ação educativa, ou seja, amplia-se numa dimensão mais do que técnica. Segundo NOVOA, A (1995, pág. 67) “... é importante repensar os programas de formação de professores, que tem uma incidência mais forte nos aspectos técnicos da profissão do que nas dimensões pessoais e culturais”. Portanto, a prática não se limita apenas ao domínio metodológico, mas num contexto mais amplo do pensamento e da ação.
A competência docente consiste na análise contínua de sua prática que, conseqüentemente irão gerar novos caminhos que situarão sua ação, este é dos requisitos essenciais para o sucesso profissional.
A relação teoria e prática devem estar associadas favorecendo a reflexão e formação do profissional para melhorar cada vez mais o exercício da profissão. Portanto, os professores reflexivos têm como foco análise da sua ação bem como, na concepção docente.
Em suma, o professor pesquisador é o profissional que reflete sua prática a fim de desenvolvê-la com eficácia, moldando-a de acordo com as necessidades exigidas.
                                                                                      
                                                                                                                            (Luciana Régia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário