Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LEMBRANCINHAS E BRINCADEIRA PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Sugestões:
 Que tal esses dedoches?

O professor poderá confeccionar com os alunos os dedoches e pedir para que eles elaborem estorinhas e então apresentem para os coleguinha numa sessão  especial de dedoches. Ou então poderá ser um presentinho para os alunos na comemoração ao dia das crianças, uma apresentação de dedoches com estorinhas bem animadas elaboradas pelos professores ou não.











Sacolinha de TNT

Sacolinha de TNT



Esse saquinho é feito de tnt e a alça e o bichinho de eva, dentro dele você pode colocar balas, bombons, pipocas entre outras guloseimas.
Fonte:http://www.painelcriativo.com.br/category/artesanato-com-eva/

SACOLINHA SURPRESA
Sacolinha surpresa



FONTE: http:amoremensinarcomatiassuzi.blogspot.com/2009/09/moldes-para-eva.html


As lembrancinhas de EVA são bem interessantes, como: lápis com bonequinhas e bonecos. Melhor não fazer com roupas do time, se não souber o time de coração de cada um, poderá optar por  Ben 10 para os meninos.







CAIXA PARA BALINHAS COM CAIXA DE LEITE


Tartaruga brinde


Para fazer o casco você pode usar o fundo de uma pet ou potes pláticos com tampa para tortinhas, que você encontra em casas de festas se optar por potes para tortinhas a criança pode aproveitar a tartaruga como porta treco se for pet na hora de descolar geralmente a criança vai rasgar a tartaruguinha, a não ser que você use dois fundos de pet formando um potinho.

foto

http://trocandoideiaspedag.blogspot.com
MODELO DE CAIXA
Dinâmica  para apresentação no Dia das Crianças

ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças. 

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. 

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. 

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. 

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Origem do origami

 De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel.

      Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte.

     
      No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

      O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.

      E além disso é muito divertido ver um simples papel quadrado se transformando em um objeto, ave ou flor com algumas simples dobras no papel.

ORIGAMI PEIXE

Reciclando PET - Porta-Papel higiênico






Você pode decorar com adesivos ou pintar com tinta acrílica. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

VASSOURA DE GARRAFA PET


s

Blog de condominioamigodoverde :CONDOMÍNIO AMIGO DO VERDE, Vassoura de PET artesanal
















O que você precisa:
- 18 garrafas de PET de 2 litros
- Cabo de vassoura
- Tesoura
- Estilete
- Furador
 - Arame
 - Martelo
 - Pregos

Etapas:
1.    Retire o rótulo da garrafa.    
Reserve uma das garrafas para acabamento no final.
2.    Retire o fundo da garrafa, cortando com o estilete.
3.    Faça cortes na garrafa até a parte mais arredondada
4.    A garrafa vai ficar com tirinhas de cerca de 0,5 cm.
5.    Retire o gargalo com a tesoura.
6.    Faça 16 peças sem gargalo e deixe uma com o gargalo.
7.    Encaixe as peças sem gargalo, uma a uma, por cima da peça com gargalo.
(Está pronta a base da vassoura)
8.    Corte a parte superior da garrafa que sobrou e encaixe por cima da base da vassoura que você acabou de preparar
9.    Faça dois furos e encaixe o arame, atravessando todas as camadas de garrafas
10.    Puxe o arame até o outro lado e torça as pontas para arrematar
11.    Encaixe o cabo da vassoura.
12.    Fixe as peças com o auxílio de  dois pregos
13.    Está pronta sua vassoura.
         
Esta vassoura é excelente para lavar piso, principalmente para limpar tinta da cerâmica , tirar teias de aranhas do teto. Muito útil mesmo e tem durabilidade. Experimentei  e gostei por isso decidi divulgar neste blog. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO MERENDA NUTRITIVA




JUSTIFICATIVA: Os legumes, verduras e frutas  possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, e contribuem significativamente para que tenhamos uma vida saudável.Como são ricos em fibras,eles ajudam ativamente no transito intestinal,alem de prevenirem várias doenças, por exemplo:o tomate é muito rico em licopeno,e seu consumo regular previne o câncer de próstata ;a beringela contribui para baixar os níveis de colesterol; as verduras de cor verde escuro são riquíssimas em betacaroteno  que é  um precursor da vitamina A (retinol), encontrado em alimentos de fontes vegetais de cor verde escuro que ajudam a combater a anemia Os nutrientes são essenciais para manter inúmeras funções do organismo e para a formação de novos tecidos. Sem as vitaminas, não existe vida humana (vita = vida). Uma deficiência contínua poderá provocar a deterioração da saúde e, em muitos casos graves, pode até levar à morte. Alunos mal alimentados causa evasão, dificuldade na aprendizagem. Muitos alunos só tem a merenda da escola como refeição. Por isso, é tão importante que a merenda escolar seja saudável e nutritiva. A boa merenda ofertada pela escola irá trazer muitos benefícios, tanto para os alunos quanto para as escolas que terão alunos mais compenetrados nas aulas, maior rendimento na aprendizagem e menos evasão.

OBJETIVO GERAL: Informar aos alunos da importância de uma alimentação saudável e o valor nutritivo das vitaminas. Oferecer uma merenda saudável rica em nutrientes, viabilizando a todos os alunos que possuem carência alimentar o acesso a escola e melhoria no processo de aprendizagem.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Transformar uma pequena área improdutiva da escola, em um local para o cultivo de hortaliças;
ensinar o alunos a  cultivar  uma horta;
incentivar os alunos a uma alimentação saudável através de palestras, aulas interdisciplinares abordando o tema em questão ;
oferecer as hortaliças produzidas na escola na merenda escolar.

PARCERIAS:
Comunidade escolar
Comunidade local


ONDE A HORTA DEVE SER FEITA?
Em lugar que receba luz;
em lugar cercado para evitar entrada de animais
em terreno plano, livre de cascalho e umidade, longe de fossas, banheiros e chiqueiros.

COMO PREPARAR O TERRENO?
Retire os entulhos e matos e pedras. Marque o canteiro.
Prepare a terra.
Plante em sementeiras e depois trasplante-as para canteiros definitivos.
Transplante sempre a tardinha ou em dias nublados.
Molhe com regador para não danificar as mudas.
Retire as mudas com cuidado para não danificar a raiz.
Molhe as covas para receber as mudinhas.
Coloque as mudas no prumo, comprimindo um pouco a terra ao redor e deixe a cova bem cheia. 
Irrigue pela manhã e a tarde em tempo quente.

CRONOGRAMA:
Definir todo o processo de implementação do projeto.

AVALIAÇÃO:
O projeto será avaliado com a comunidade escolar semestralmente, analisando sua efetividade. Sanar dificuldades para que o projeto seja implementado de forma eficaz.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

LIDERANÇA EM FOCO



Este vídeo mostra a força da liderança e do trabalho em equipe. Utilizamos numa reunião com equipes de lideranças das escolas. Ressaltamos o quanto é importante o trabalho do líder no direcionamento dos trabalhos, delegando atribuições, unindo as forças em prol de um mesmo objetivo.

Luciana Régia