Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO MERENDA NUTRITIVA




JUSTIFICATIVA: Os legumes, verduras e frutas  possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, e contribuem significativamente para que tenhamos uma vida saudável.Como são ricos em fibras,eles ajudam ativamente no transito intestinal,alem de prevenirem várias doenças, por exemplo:o tomate é muito rico em licopeno,e seu consumo regular previne o câncer de próstata ;a beringela contribui para baixar os níveis de colesterol; as verduras de cor verde escuro são riquíssimas em betacaroteno  que é  um precursor da vitamina A (retinol), encontrado em alimentos de fontes vegetais de cor verde escuro que ajudam a combater a anemia Os nutrientes são essenciais para manter inúmeras funções do organismo e para a formação de novos tecidos. Sem as vitaminas, não existe vida humana (vita = vida). Uma deficiência contínua poderá provocar a deterioração da saúde e, em muitos casos graves, pode até levar à morte. Alunos mal alimentados causa evasão, dificuldade na aprendizagem. Muitos alunos só tem a merenda da escola como refeição. Por isso, é tão importante que a merenda escolar seja saudável e nutritiva. A boa merenda ofertada pela escola irá trazer muitos benefícios, tanto para os alunos quanto para as escolas que terão alunos mais compenetrados nas aulas, maior rendimento na aprendizagem e menos evasão.

OBJETIVO GERAL: Informar aos alunos da importância de uma alimentação saudável e o valor nutritivo das vitaminas. Oferecer uma merenda saudável rica em nutrientes, viabilizando a todos os alunos que possuem carência alimentar o acesso a escola e melhoria no processo de aprendizagem.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Transformar uma pequena área improdutiva da escola, em um local para o cultivo de hortaliças;
ensinar o alunos a  cultivar  uma horta;
incentivar os alunos a uma alimentação saudável através de palestras, aulas interdisciplinares abordando o tema em questão ;
oferecer as hortaliças produzidas na escola na merenda escolar.

PARCERIAS:
Comunidade escolar
Comunidade local


ONDE A HORTA DEVE SER FEITA?
Em lugar que receba luz;
em lugar cercado para evitar entrada de animais
em terreno plano, livre de cascalho e umidade, longe de fossas, banheiros e chiqueiros.

COMO PREPARAR O TERRENO?
Retire os entulhos e matos e pedras. Marque o canteiro.
Prepare a terra.
Plante em sementeiras e depois trasplante-as para canteiros definitivos.
Transplante sempre a tardinha ou em dias nublados.
Molhe com regador para não danificar as mudas.
Retire as mudas com cuidado para não danificar a raiz.
Molhe as covas para receber as mudinhas.
Coloque as mudas no prumo, comprimindo um pouco a terra ao redor e deixe a cova bem cheia. 
Irrigue pela manhã e a tarde em tempo quente.

CRONOGRAMA:
Definir todo o processo de implementação do projeto.

AVALIAÇÃO:
O projeto será avaliado com a comunidade escolar semestralmente, analisando sua efetividade. Sanar dificuldades para que o projeto seja implementado de forma eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário