Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Salve nossa Senhora da Conceição!

 

 Hoje é comemorado no Brasil o dia de Nossa Senhora da Conceição


O dia começou com festa e demonstrações de fé no bairro do Comércio, cidade baixa de Salvador. Nesta quarta-feira (8) é comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. Para celebrar a data, os fiéis cumprirão por todo o dia uma maratona de comemorações.
A festa, que é considerada como a celebração religiosa mais antiga do país, datada a partir do ano de 1550, começou por volta das 5h com uma alvorada de fogos e seguiu com quatro missas até às 9h, sempre com a igreja de Nossa Senhora da Conceição lotada. A partir das 9h30, Dom Murilo Krieger, arcebispo Primaz do Brasil presidiu a última missa antes da procissão, um dos principais momentos da festa que reuniu os fiéis mesmo com a chuva que caiu em alguns momentos.
Sincretismo
Enquanto as comemorações seguiam entre os católicos, do lado de fora da basílica os adeptos do candomblé celebravam o dia de Oxum, que corresponde a Nossa Senhora da Conceição da Praia para os adeptos da religião africana. “Oxum é a filha de Yemanjá e rainha dos rios. Hoje estamos aqui para demonstrar a adoração ao nosso Orixá e levar paz e alegria a todas as religiões”, conta Mãe Vera.
De volta à comemoração católica, após a missa campal houve um dos momentos mais esperados dos festejos. As imagens do menino Jesus, de Santa Bárbara, São Jorge e da Nossa Senhora da Conceição da Praia saíram da igreja para seguirem carregadas pelos fiéis no percurso da procissão. A fiel Conceição Bacelar, de 60 anos, levou a tia para acompanhar o cortejo. A advogada Maria Rita Bacelar, 70, perdeu os movimentos de parte do corpo após um acidente e acompanhou a procissão da cadeira de rodas empurrada pela sobrinha. “Ela faz questão de vir todos os anos, com sol ou com chuva. E não pode faltar o frasco de alfazema para purificar as pessoas”, diz Conceição.

Procissão e missa encerram festa de Nossa Senhora da Conceição
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
08/12/2011 | 17h38 | Esta tarde
 

Milhares de pessoas acompanharam a procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição na tarde desta quinta-feira. O cortejo saiu do Parque da Jaqueira até o Morro da Conceição, onde em seguida foi realizada uma missa campal presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O trânsito na Avenida Norte ficou complicado apenas nas imediações do acesso ao Morro.
A movimentação foi intensa ao longo de todo o dia. Muitos fiéis chegaram cedo para render homenagem à santa. No final da tarde, com a proximidade da chegada da procissão, houve um aumento significativo no número de romeiros. A expectativa inicial era de 200 mil pessoas passassem pelo Morro da Conceição neste dia. 
Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição “Maria Concebida Sem Pecado”. Esta é a proclamação feita a Nossa Senhora da Conceição. Assim é reverenciada Maria, em virtude dos futuros merecimentos de Cristo, que desde o inicio da sua vida foi revestida da graça santificante.
Em vida não houve um momento sequer, em que se visse privada da graça de Deus. Esta graça crescia de maneira tão maravilhosa, que resta apenas contemplar tal ato de amor que em Maria pode ser encontrada.
Agraciada por Deus, Maria é apresentada como mãe caridosa e bondosa. Em intercessão, roga por todos aqueles que aos seus pés chegam. Seja de joelhos e em oração, a veneração realizada pelos fiéis a Nossa Senhora da Conceição ora feita por pedidos de súplicas ou em agradecimentos por graças alcançadas, é revestida de muita emoção e fé.
O coração de Maria no mistério da Imaculada Conceição compara-se a um vaso transbordante de todos os bens e preciosidades vinda do céu. Singela, doce e pura. Nossa Senhora da Conceição ostenta-se bela, luminosa, envolta em luz celestial sobre o globo terrestre no alto do Morro da Conceição, no Recife. Ave Maria, mãe dos filhos de Deus

Bem Vindos ao site da Festa do Morro 2011
FILHA DE DEUS E MÃE DO POVO

Durante todo período em homenagem à Virgem da Conceição, são realizadas diversas missas, novenas e a tradicional peregrinação ao morro pelos fiéis, devotos e população em geral. A festa atualmente se constitui no maior evento religioso do Estado de Pernambuco, reunindo cerca de 800 mil pessoas ao longo dos nove dias, “um exemplo de fé e humildade cristã, que é o elemento necessário à sobrevivência material e espiritual do povo brasileiro”. (FUNDAJ, 2003).

O número de pessoas que vão ao pé da imagem de Nossa Senhora da Conceição prestar homenagens vem crescendo a cada ano. Durante os dias da festa, romeiros de vários bairros do Recife e diferentes cidades sobem as ladeiras do morro. Na última festa, em dezembro de 2010, o balanço da Polícia Militar de Pernambuco estimou a presença de cerca de 800 mil fiéis, numa tradição que completa 107 anos.

O evento já faz parte do calendário oficial do Estado de Pernambuco e sua capital. No dia 08 de dezembro, são celebradas missas a cada 2 horas a partir das 0h da madrugada, culminando com a grande procissão, no final da tarde, seguida da missa de encerramento, celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e que reúne milhares de fiéis.

Além das procissões na abertura e encerramento, a programação diária da festa apresenta cinco missas e um momento de oração do terço e Ofício da Imaculada. Após a missa do novenário, celebrada por padres de diversas paróquias, acontecem shows religiosos e apresentação de bandas populares, além de artistas de grande destaque no cenário musical pernambucano. 

Ao longo dos dez dias, uma multidão de devotos de Nossa Senhora da Conceição rezam, cantam e levam recordações da festa para parentes e familiares. Por ser uma grande celebração popular, o evento envolve a mídia local, sendo objeto de matérias nos principais jornais e veículos de comunicação no estado e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário