Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

domingo, 15 de maio de 2011

Metodologias para trabalhar sobre a Arte afro –brasileira – heranças culturais

Duração das atividades
Este plano de aula poderá ser realizado em dois meses.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor poderá iniciar a temática problematizando, para observar o que os alunos já sabe ou não sobre o assunto perguntando:
Quando pensamos sobre a história da África o que nos vem a memória?
Continua-se abordando sobre o tema conforme as colocações dos alunos.
Estratégias e recursos da aula

1° momento: Problematização da temática e apresentação do conteúdo através de slides com data show, retropojetor, notebook cartazes, etc.
2° momento: Iniciar a temática sobre a cultura afro brasileira através da música. Ouvir e interpretar a música. Realizar o registro: dissertação sobre a música.
3° momento: Introdução ao trabalho de Artes (ver Fazendo Arte): Explorar a estética da cultura africana – o significado das cores e sua relação com a natureza.
Atividade de criação: desenho artístico em tela, papel ofício, cartazes, camisetas, materiais de barro (argila), colares, comidas típicas (elaboração de caderno de receita culinárias africanas), dança, dentre as outras artes estudadas.
5º momento: Estudo sobre o país africano: o racismo que “atravessou os mares” e chegou ao Brasil. Apresentar através de estudo de textos complementares sobre o problema do racismo. Fazer um círculo e Discutir sobre o tema, ou através de júri simulado.
6° momento: Fazer o fechamento do conteúdo organizando um movimento de valorização das raízes negras no Brasil, prevenção contra o racismo, respeito a diversidade (apresentação de dança, grupo teatral sobre o tema em questão, herança da culinária afro –brasileira (degustação), cartazes de prevenção contra discriminação racial, poemas, danças.
Dica de Leitura:
*Valéria Peixoto de Alencar é Historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades. (Editora Expressão e Arte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário