Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Competências e habilidades no planejamento escolar

Ter como base Competências e habilidades específicas no direcionamento da prática pedagógica, são requisitos essenciais para qualidade no processo de ensino e aprendizagem, pois possibilitará acompanhar o desempenho da aprendizagem do aluno em tempo real. No Referencial Curricular do Estado do Tocantins apresentam-se Competências e habilidades necessárias para as séries do Ensino fundamental. Este documento foi construído por uma equipe de educadores (professores universitário, técnicos da SEDUC, e educadores da rede estadual de ensino) visando o alinhamento de conteúdos para o ensino fundamental, bem como, a qualidade do ensino e aprendizagem da escola pública do Tocantins.
O planejamento das aulas deverá ser elaborado conforme o Referencial Curricular, considerando as competências e habilidades das séries e bimestre correspondentes.
Através da avaliação o professor verifica se as habilidades requisitadas conforme o conteúdo aplicado e habilidades trabalhadas no cotidiano escolar foram adquiridos, caso contrário, realiza recuperação paralela e/ou intervenção.
Esta proposta tem dado resultados significativos, principalmente na disciplina de matemática (metodologia Gestar I), e posteriormente sob a orientação do Assessor de Currículo e formador do Gestar Francisco José da DRE- Miracema e apoio dos professores da área, a inserção das habilidades na elaboração das avaliações, desde então a metodologia vem se expandindo a todas as disciplinas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário