Quem sou eu

Minha foto
FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O QUE É HIPERTEXTO

Hipertexto é um texto digital interativo formado por cadeias, onde é possível acessar um leque de informações, imagens e sons.
O texto que é colocado na internet é criado através de uma linguagem codificada (HTLML). Composto por palavras e/ou frases que estão sublinhadas e são apelidadas de ligações (links) que quando se clica nelas conduzem a outros sítios (sites), através deles pode-se "navegar" dentro de um documento, de um ponto para outro ponto de interesse.
Esta forma de texto foi criada há décadas por Ted Nelson, mais precisamente nos anos de 1960, e teve como influência o pensador francês Roland Barthes. O termo estabelece um novo tipo de documento eletrônico próprio da nova era digital, uma nova forma de escrita capaz de elaborar e produzir documentos interativos.
Permite ao leitor mover-se facilmente entre os vários documentos, dessa forma amplia a aquisição de conhecimento sobre o texto, bem como o acesso a outros temas. Alguns sites de pesquisas são apresentados nessa linha é o caso do Wikipédia, que nos fornece essas facilidades, além de encontrarmos tema específicos, podemos observar imagens além de biografias, significados e/ou retornar ao texto.
Foi muito bem associado por alguns autores a mente humana, ou seja, são cadeias/blocos que desencadeiam informações intrínsecas ao texto relacionado.
O sistema de hipertexto atualmente é mais conhecido como World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Em fim, esta nova forma de escrita traz vários benefícios dentre tantos os principais são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário