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FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BOM LÍDER: FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE





Hoje estive refletindo de como é essencial para um bom líder delegar ações, reconhecer valores, ter sensibilidade pra reconhecer as habilidades de cada liderado. Percebi que esses princípios contribuem significativamente  para o fortalecimento do trabalho em equipe, viabiliza a produtividade. Motivar seus liderados instiga vontade em colaborar, cria um ambiente de harmonia, de gosto em está efetivamente presente. As pessoas se ajudam mutuamente porque têm a certeza de que precisam uns dos outros para a eficácia do trabalho. Quando isso acontece o ambiente torna-se prazeroso, as pessoas se respeitam, se ajudam, não existe espaço para disputa de poder, porque todos estão empenhados em prol dos mesmo objetivos: o sucesso do trabalho da equipe. O grande líder possibilita, soma, incetiva, motiva, reconhece, direciona, protege, dá segurança, fortalece a equipe, sabe reconhecer que todos têm capacidades distintas, não discrimina. Os grandes líderes são potencialmente produtores de bons profissionais, porque saberão aproveitar as específicas habilidades de cada liderado, e o sucesso estará explicito na sua liderança.

Luciana Régia
Saudade de vocês! caros amigos virtuais. Estava  muito ocupada com várias atividades no meu trabalho por isso  não  postei nem uma novidade. Mais logo logo estarei com novidades. OK!

Bjos!

domingo, 16 de outubro de 2011

PROVA BRASIL

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil

PROVA BRASIL

Está chegando o dia da aplicação da Prova Brasil, será dos dias 7 a 11 e 14 a 18 de novembro.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LEMBRANCINHAS E BRINCADEIRA PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Sugestões:
 Que tal esses dedoches?

O professor poderá confeccionar com os alunos os dedoches e pedir para que eles elaborem estorinhas e então apresentem para os coleguinha numa sessão  especial de dedoches. Ou então poderá ser um presentinho para os alunos na comemoração ao dia das crianças, uma apresentação de dedoches com estorinhas bem animadas elaboradas pelos professores ou não.











Sacolinha de TNT

Sacolinha de TNT



Esse saquinho é feito de tnt e a alça e o bichinho de eva, dentro dele você pode colocar balas, bombons, pipocas entre outras guloseimas.
Fonte:http://www.painelcriativo.com.br/category/artesanato-com-eva/

SACOLINHA SURPRESA
Sacolinha surpresa



FONTE: http:amoremensinarcomatiassuzi.blogspot.com/2009/09/moldes-para-eva.html


As lembrancinhas de EVA são bem interessantes, como: lápis com bonequinhas e bonecos. Melhor não fazer com roupas do time, se não souber o time de coração de cada um, poderá optar por  Ben 10 para os meninos.







CAIXA PARA BALINHAS COM CAIXA DE LEITE


Tartaruga brinde


Para fazer o casco você pode usar o fundo de uma pet ou potes pláticos com tampa para tortinhas, que você encontra em casas de festas se optar por potes para tortinhas a criança pode aproveitar a tartaruga como porta treco se for pet na hora de descolar geralmente a criança vai rasgar a tartaruguinha, a não ser que você use dois fundos de pet formando um potinho.

foto

http://trocandoideiaspedag.blogspot.com
MODELO DE CAIXA
Dinâmica  para apresentação no Dia das Crianças

ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças. 

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. 

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. 

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. 

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Origem do origami

 De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel.

      Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte.

     
      No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

      O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.

      E além disso é muito divertido ver um simples papel quadrado se transformando em um objeto, ave ou flor com algumas simples dobras no papel.